sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Manchas de cera de vela

Depois de seca, retire a cera que conseguir com a ajuda de uma colher ou faca tendo cuidado para não danificar o tecido. De seguida, coloque a parte do tecido com nódoa entre dois papéis mata borrão (ou outro papel absorvente) e passe com o ferro de engomar a uma temperatura moderada. Pode utilizar-se benzina para retirar os vestígios. Finalmente, lave a peça na máquina como habitualmente.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Nódoas de Caril

Lave imediatamente com água morna e sabão de glicerina. Deixe repousar cerca de 60 minutos. Em seguida coloque a peça de roupa em água morna e sabão e lave-a como habitualmente.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Nódoas de caneta

Deixe secar a nódoa. Em seguida aplique laca de cabelo e esfregue. Se necessário, humedeça a zona da nódoa com um pouco de água. Repita esta operação até que a nódoa esteja removida.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Lavagem de bordados

As lavagens de bordados, a branco, requerem cuidados especiais.
Faz-se uma barrela com água quente e sabão branco, à qual se juntam quatro colheres de sopa de gasolina, deixa-se o bordado nesse banho durante três a quatro horas.No fim desse tempo esfrega-se ligeiramente com as mãos e enxagua-se em águas limpas. Passa-se a ferro, ainda húmido.

domingo, 30 de setembro de 2007

Manchas de tinta sobre tecido frágil

As manchas de tinta sobre um tecido frágil, como a renda, tiram-se da seguinte maneira: lava-se a mancha com uma gema de ovo desfeita numa pequena porção de água morna a que se adicionaram algumas gotas de álcool puro,passa-se por água e repete-se a operação se necessário.