sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Manchas de café, chá, leite, cacau e bebidas semelhantes

Se os tecidos forem laváveis, devem ser imersos numa solução de 30 gr de bórax em 0,5 litro de água quente, enxaguados e lavados. Caso contrário, aplica-se tetracloreto de carbono e esfrega-se com uma toalha.

Manchas de sangue e ovo

Deve-se aclarar imediatamente com água fria e lavar; em tecidos brancos devem juntar-se à água umas gotas de amoníaco. Também pode esfregar-se com uma solução de água fria com umas gotas de amoníaco; se a mancha for muito intensa, pode-se cobrir com uma pasta de água e amido, deixe secar e escovar.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Nódoas de ferrugem, chocolate, ervas, café etc.

  • Para se eliminarem as nódoas de ferrugem em qualquer peça de vestuário, humedece-se um bocadinho de sabão mole ( ou préviamente amolecido) com sumo de limão e espalha-se a pasta daí resultante sobre as nódoas. Põe-se a corar e, de seguida lava-se.
  • As nódoas de fruta ou tinta nas calças de ganga eliminam-se mis facilmente se, antes da lavagem, as esfregar com alcool a 90 graus.
  • Quando a nódoa é recente e foi provocada por ervas, pode ser eliminada com alcool ou éter, simples ou misturados. Se for antiga, empregue a seguinte solução: misture 10 partes de água oxigenada com uma de amoníaco líquido e esfregue. Normalmente, a mancha desaparece.
  • As nódoas de chocolate, chá ou café devem ser rápidamente cobertas com água salgada ou uma solução saponácea, que facilitarão a sua posterior eliminação.

Conselhos de lavagem 3

  • A roupa necessita de algum espaço na máquina de lavar, mas não demasiado.Não sobrecarregue o tambor nem ponha a máquina a funcionar com ele demasiado vasio.
  • Mesmo que a roupa esteja muito suja não coloque mais detergente na máquina do que a dose habitual. O excesso não irá aumentar a capacidade de lavagem.Em tais situações é preferível fazer uma pré-lavagem para retirar uma boa parte da sujidade.
  • Na lavagem da roupa de cor jamais deve utilizar detergentes com branqueadores, pois estes podem desbotar as cores.
  • Não esqueça de correr totalmente os fechos das peças de roupa, antes de as colocar na máquina. Depois da lavagem abrem-se com maior facilidade.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Tirar manchas de fruta

Há várias formas de tirar as manchas de fruta do vestuário, embora a solução dependa sempre do tipo de tecido onde a nódoa cai.
Se a peça é de algodão branco, a mancha desaparece rapidamente e sem dificuldade se a lavar com água e sabão, depois de a colocar algumas horas de molho numa bacia de água com algumas gotas de lixívia. Após a lavagem enxague abundantemente para retirar todos os resquícios da fruta e do sabão. Se a mancha aparece em tecidos de cor, tem duas soluções:
  • Aplicar álcool a 90 graus sobre a zona manchada e limpar várias vezes com água. Preste atenção: se o tecido for muito delicado, dilua a graduação do álcool com água.
  • Colocar um pano limpo embebido em vinagre branco ou sumo de limão sobre a mancha e durante algum tempo; em seguida limpar com papel absorvente.

Eliminam-se as manchas de fruta em tecidos de lã esfregando o local com água oxigenada onde se tenham misturado algumas gotas de amoníaco, enxaguando-se de seguida.Normalmente, as manchas saem com a primeira aplicação. No entanto, se a nódoa não desaparecer, repita o processo as vezes que forem necessárias.

Conselhos de lavagem 2

  • Para branquear as peças descoloridas de algodão ou linho, mergulhe-as durante 15mn numa solução de 19 litros de água fria onde colocou uma pequena porção de lixívia. Se forem peças de lã, devem permanecer toda a noite mergulhadas em água onde se misturou um bom um pouco de água oxigenada.
  • As peúgas brancas recuperam a cor original se as colocar em água a ferver, juntamente com algumas rodelas de limão.
  • As gravatas, lenços e outras peças de seda, lavam-se facilmente com suco de batata que se obtém raspando e espremendo algumas batatas. Com o suco assim obtido limpam-se os objectos de seda, os quais parecem readquirir as cores primitivas.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Conselhos de lavagem 1

  • Antes de lavar qualquer peça de roupa convém verificar se deve lavá-la à mão ou à máquina, seguindo as indicações que a etiqueta da peça lhe faculta.
  • Não esqueça que a roupa branca requer um tratamento diferente da de cor, bem como que há tecidos que podem ser lavados diariamente e outros não.
  • Vire sempre do avesso as camisas, blusas, peúgas e cuecas. Esvasie completamente bolsos e algibeiras e retire o cotão e restos de tabaco.
  • Preste atenção aos botões e reforce a costura dos que podem correr o risco de se soltar, pois um botão solto pode avariar o filtro da máquina.
  • A roupa demasiado suja deve ser colocada a amolecer em água, antes de entrar na máquina de lavar.
  • Tome atenção às nódoas, as quais deve tentar eliminar no momento em que aparecem.

Como tirar nódoas de Sangue

Não deve utilizar água quente para eliminar nódoas de sangue de qualquer peça de vestuário. Tais nódoas devem ser limpas com água fria para evitar que a água quente as "coza" e se tornem impossíveis de eliminar.
Quando se deparar com uma nódoa de sangue, molhe a nódoa em água fria e faça uma pasta de detergente em pó e água. Coloque a pasta sobre a mancha e esfregue bem. Enxagúe e repita a operação até a mancha desaparecer totalmente.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Manchas de ovo

As manchas de ovo nas toalhas de mesa de cor branca desaparecem facilmente se as esfregar com um limão cortado ao meio, antes de proceder à lavagem habitual.
Há uma regra que vale para quase todas as nódoas nos tecidos: devem ser sempre eliminadas com água fria. A observação de tal regra é ainda mais necessária quando se trata de manchas de ovo.Se o tecido permite, esfrega-se a mancha com água onde se deitaram algumas gotas de lixívia. Se esse tratamento não foi suficiente, fricciona-se com um pano bem limpo embebido numa mistura de água oxigenada e água.

SABE TRATAR DA ROUPA?


A Alimentação

Existem adubos solúveis que se juntam à água da rega e adubos de decomposição lenta que se misturam na terra. Estes adubos permitem à planta alimentar-se porque a terra contida nestes vasos é insuficiente para a alimentar.

A Luz e o Ar

Eles são indespensáveis às plantas. As plantas devem estar situadas perto duma janela, mas não em correntes de ar. As plantas detestam a poeira, por isso, lave-lhes as folhas uma vez por semana com algodão.

A rega

Evite deitar a água bruscamente, pois ela arrasta a terra e arrisca-se a por as raíses a descoberto. A temperatura da água deve ser ambiente. As melhores águas para regas são as águas da chuva e as águas das ribeiras.São desaconselháveis as águas demasiado calcárias.

As plantas verdes

As plantas que se compram nas floristas não possuem um vaso suficientemente grande para que elas aí se desenvolvam normalmente. Por essa razão devem ser reenvasadas com boa terra composta de: 3 partes de terriço; 1 parte de terra de jardim; e um pouco de areia de ribeira.Antes de encher o vaso cuidadosamente limpo, ponha no fundo uns pedaços de tijolo ou de cacos, a fim de facilitar o escoamento da água da rega.

Os Aspargus

A sua folhagem é muito fina e muito vigorosa, mas exige aplicações de adubo muito frequentes, pelo menos duas ou três vezes de oito em oito ou de dez em dez dias.
Não a regue diáriamente, basta faze-lo duas ou três vezes por semana, numa sala com temperatura de 12 a 15 graus. Evitar a penumbra e as correntes de ar.

Os Fetos

Os fetos são frágeis, deve-se ter cuidado com mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar. As suas folhas secam muito rápidamente e exigem uma aplicação de adubo líquido de oito em oito dias ou de dez em dez dias. Necessitam de uma rega diária quando o ar é muito seco.

A Hera

A hera cresce tão bem dentro de casa como fora. Para conservar o vigor da hera, deve lavar o vaso uma vez por semana e mergulhar a planta num tanque para limpar as folhas e arejar a terra. No Inverno deve manter a hera dentro de casa por causa da geada.

domingo, 26 de agosto de 2007

Rosas pouco viçosas

Para reanimar as rosas que começam a perder a frescura, nada melhor que ferver um pouco de água e mergulhar os pés das rosas nessa água durante dois minutos. De seguida mergulhe os mesmos pés em água bem fria durante mais de trinta minutos.

Insectos indesejáveis

Para libertar a terra dos seus vasos de parasitas indesejáveis,espete em cada um um pedaço de batata crua.

Para que as roseiras floresçam rápidamente

As roseiras, devem ser podadas em Fevereiro, antes de começarem a despontar os botões. Conseguir-se-á um maior número de flores se as podar de forma a que os ramos creçam horizontalmente. Quando as hastes apresentam poucos botões, convém cortá-los antes que abram.
As roseiras preferem vasos de boca larga, terra com mistura de areia e regas abundantes.

Sementes de bolbo

Quando plantar os bolbos ao ar livre, cubra a terra com um saco de plástico, criando assim uma espécie de estufa que não deixará secar demasiado a terra com o sol.

Plantas luminosas

Para que as plantas colocadas perto das janelas cresçam direitas e não necessitem de nenhum apoio, o truque é virar o vaso todos os dias, para que todas as partes da planta vejam o sol.